quarta-feira, 28 de maio de 2008

Clínica CRM FISIOTERAPIA

Nossa clínica atendende váriOs PACIENTES para tratar seus problemas de saúde como por exemplo, tendinites, tenossinovites, bursites, dores em geral, recuperação de pós-operatório de fraturas, pós-imobilização de fraturas, entorses, problemas posturais, lombalgias, dores de cabeça, disfunções de ATM, etc, entre outros problemas.


Nossa clínica tem várias especialidades como: Osteopatia, RPG (Reeducação Postural Global), Acupuntura, Fisioterapia Ortopedica, Tratamento para ATM.


Temos também Ginástica Laboral para empresas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários das empresas evitando afastamentos por causa de lesões de atividade de trabalho.

REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL

QUESTÃO DE POSTURA

A Fisioterapia através da RPG – RPM Reeducação Postural Global pelo Reequilíbrio Proprioceptivo e Muscular, alivia as dores de problemas crônicos do corpo humano como artroses (“bico de papagaio”).
Você sabia que um entorse de tornozelo pode provocar um desalinhamento dos joelhos, quadris, ombros e cabeça?
E que isto pode ocasionar dores e até desgastes ósseos, se não forem corrigidos? Existem várias doenças musculoesqueleticas que se não forem descobertas a verdadeira causa, elas se tornam repetidas e crônicas.
A RPG – Reeducação Postural Global tem sua origem na França em 1947 pela fisioterapeuta Françoise Mesièrè que desenvolveu este trabalho que trata de cadeias musculares.
Todas as escolas surgiram a partir do método Mesièrè, e cada um de seus ex-alunos desenvolveu técnicas e métodos próprios de forma geral, há cinco autores que tratam de cadeias musculares, a própria Françoise e seus ex-alunos: Leopoldo Busquet, com um trabalho sobre cadeias musculares viscerais, Godelieve D. Struif com um trabalho de cadeias articulares, Michael Nisand com sua reconstrução postural e Philip Souchard.
A RPG – RPM é uma união dessas cinco visões, onde o fisioterapeuta tem um maior número de ferramentas para adaptar os diversos métodos no tratamento do paciente.
O método trabalha o corpo como um todo, tratando da causa que levou a enfermidade e não somente os sintomas, buscando portanto, o que ocasionou o problema que pode não estar exatamente no local da dor.
Alguma lesão aguda em uma parte do corpo gera a dor, que leva a compensações à distância, podendo alterar a forma do corpo pela diminuição de suas tensões musculares e viscerais, abordando o físico e o psíquico, através de posturas globais e analíticas, manobras cranianas, viscerais e oculares, correção da articulação temporo-mandibulares, trabalho de conscientização corporal e relaxamentos.

Algumas indicações da RPG-RPM

*Prevenção e tratamento de dores provocadas por desgastes articulares como osteofitos (BICO DE PAPAGAIO);
*Correção da postura;
* Dores geradas por compressões nervosas, tensões musculares e inflamatórias como: Lesões por esforços repetitivos, dores de cabeça, dores musculares e articulares, estresse;
*Aumento da flexibilidade e força muscular;
*Reeducação da respiração em patologias respiratórias;
* Faz crescer de 2 a 3 cm de altura.
*O tratamento é de uma vez por semana, 60 minutos cada sessão e o tempo de tratamento pode variar de 3 meses a 1 ano, dependendo de cada caso.


OSTEOPATIA

A Ostepatia tem seus princípios baseados nos conhecimentos de anatomia, fisiologia e biomecânica humana e fundamentos na prática clínica e pesquisa científica, a Osteopatia constitui-se num método de diagnóstico e tratamento muito eficaz.
Todo processo de avaliação e conduta terapêutica (Osteopática) visam restabelecer o equilíbrio corporal por meio de uma intervenção manual direta nos focos de bloqueio do corpo. Liberando os bloqueios estruturais, o organismo tem condições de se auto-regular e promover a saúde.
A partir de um minucioso exame, o Osteopata elege os tecidos (músculos, ligamentos, nervos, órgãos, sistemas circulatório, linfático, disgestivo, etc) a serem tratados por meio de técnicas manuais ajudando-os a melhorar o seu funcionamento; sempre buscando o equilíbrio entre a estrutura e a função.
Sem contra-indicação, dada a suavidade das técnicas empregadas, a Osteopatia pode ajudar desde crianças a idosos a manter ou buscar a saúde plena. É indicada no tratamento de dores musculares, articulares, tendinites bursites, cefaléias tensionais, distúrbios da coluna vertebral (lombalgia, ciática, hérnias discais), disfunções da ATM, além de problemas viscerais como constipação intestinal, hérnias de hiato, dores no período menstrual, refluxo, entre outros, levando ao alívio do quadro doloroso, imediato em alguns casos e em outros progride a cada sessão.
As sessões são individuais , com uma freqüência semanal ou quinzenal e em casos mais graves poderá ser aplicada duas vezes na semana na fase inicial do tratamento.
Portanto a Osteopatia vem contribuir com a prática da fisioterapia no Brasil e ajudar muito a recuperação dos pacientes, sendo que a formação do profissional leva cerca de cinco anos num curso de pós-graduação com um corpo docente de grande experiência brasileira e internacional, onde os grandes centros de atuação são França, Inglaterra, Espanha e Bélgica, e as primeiras escolas no Brasil são da década de 90.
FISIOTERAPEUTAS
Dr. Marco Antonio A. Braga Crefito-3/ 21601-F
Dra. Christiane Andena Braga Crefito-3/ 23901-F